Aqui você encontra o equipamento perfeito para a estabilização do seu gerador.

O que são Amperes, Volts, Watts e kVA?

A eletricidade é fascinante, não é verdade? Ela está presente nas tarefas mais simples e nas mais complexas do nosso dia a dia. É provável que nas aulas de Física você tenha estudado as características desse fenômeno, mas você ainda se lembra do significado de Amperes, Volts, Watts e kVA?

Muita gente se confunde na hora de falar dessas medidas. Se você quer entender tudo sobre esse tema, basta ler este artigo!

O que são amperes?

Usamos a medida Amper (A) para mensurar a corrente elétrica. Quando os elétrons de um átomo começam a se mover, de um átomo para o outro, de forma ordenada, é gerada uma corrente elétrica. Usamos a unidade Amper para medir quantos elétrons formam essa corrente por segundo.

Volts

Agora que você já sabe o que é uma corrente elétrica, podemos entender como ela é gerada. Para que os elétrons se movam, é necessário um estímulo chamado de “potencial elétrico”.

Imagine que o elétron é uma bola de futebol em cima de uma superfície plana. Nessa condição, ela ficará parada. Agora, se essa superfície for inclinada, a bola se movimentará. Essa diferença de nivelação é uma analogia para a diferença de potencial elétrico que gerará corrente.

Na elétrica, a diferença de potencial elétrico pode ser chamada de “tensão elétrica”. Ela é medida pela unidade Volts (V). Portanto, uma pilha de 1,5 V tem uma tensão elétrica do mesmo valor.

Watts

Quando uma pessoa faz um exercício físico, ela gasta calorias, correto? Com os seus equipamentos é quase a mesma coisa. Para que eles funcionem, eles consomem energia. Para medir esse gasto energético, nós usamos a grandeza Watts (W).

kVA

O VA é a potência aparente, ou seja, a potência prevista. A sigla kVA é formada por Volt (V), Amper (A) e K (que significa mil, igual em quilogramas). 1 kVA é, portanto, 1 quilovolt amper.

Essa unidade é usada para planejar o circuito elétrico. Se sabemos que uma lâmpada consome 60 Watts, o circuito que a alimentará precisa ser de, no mínimo, 60 KVA.

Como vimos, cada unidade de medida serve para mensurar uma grandeza diferente. Portanto, não podemos usá-las como se fossem sinônimos.

A SHP Soluções em Energia é especialista nesse assunto. Gostaria de conhecer melhor a empresa? Então clique no botão abaixo:

Whatsapp